A morfometria e o estado trófico de um reservatório urbano: lagoa do Nado, Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais
Resumo
São descritas as características morfométricas de um pequeno reservatório, a lagoa do Nado. Trata-se de lago artificial raso, com 2,7 m e 7,6 m de profundidades média e máxima, respectivamente. A localização, no fundo de um pequeno vale, rodeado por vegetação de grande porte, elevada profundidade relativa (5,5%) e bacia de acumulação de formato cônico (Dv = 1,07), indica uma alta estabilidade física da coluna de água. O tempo de retenção da água no reservatório, no período seco, foi de 78 dias e, no período chuvoso, de 2,1 dias. O presente estudo ainda apresenta a primeira carta batimétrica do reservatório. Finalmente, o estado trófico foi avaliado mensalmente, de setembro/99 a setembro/00, utilizando-se o índice de estado trófico (IET) de Carlson. O reservatório foi considerado como meso-eutrófico ao longo do período de amostragem.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.