Dieta de <em>Hypophthalmus edentatus</em> (Spix, 1829) (Osteichthyes, Hypophthalmidae) e variações de seu estoque no reservatório de Itaipu
Resumo
O objetivo deste trabalho é avaliar a dieta do mapará Hypophthalmus edentatus (Osteichthyes, Hypophthalmidae) no reservatório de Itaipu, durante o período de novembro/94 a outubro/97, e comparar os dados com a dieta dessa espécie nos primeiros anos de formação do reservatório, relacionando-os com a densidade de zooplâncton e fitoplâncton encontrados no ambiente e buscando possíveis relações com a depleção dos estoques que essa espécie vem apresentando nos últimos anos. Os conteúdos estomacais foram analisados pelos métodos de ocorrência e volumétrico, combinados no Índice Alimentar (IAi). A dieta do mapará no período de nov/94 a out/97 (149 estômagos) mostrou um número restrito de itens alimentares, sendo composta por cladóceros, copépodos, algas e tecamebas, todos organismos planctônicos. Os resultados deste trabalho evidenciaram que o mapará utiliza, em sua dieta, principalmente zooplâncton, sendo cladóceros o zooplâncton mais ingerido (aproximadamente 63%). Não foram observadas alterações marcantes entre locais, anos e classes de tamanho estudados. Entretanto, comparações entre a dieta da espécie nos primeiros anos da formação do reservatório e aquelas do período deste estudo mostraram diferenças relevantes, com uma maior participação de cladóceros de maior tamanho (Daphnia gessneri) e menor de algas cianofícias. A elevada concentração de nutrientes no período que se seguiu o represamento, com o aumento na biomassa fitoplanctônica no ambiente, e seu decréscimo com o passar dos anos, explicam essas variações. Dessa maneira, é esperado que flutuações na abundância do recurso conduzam a flutuações populacionais nesta espécie.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.