Avaliação da dieta de <em>Astyanax altiparanae</em> Garutti & Britski, 2000 (Osteichthyes, Tetragonopterinae) antes e após a formação do reservatório de Salto Caxias, Estado do Paraná, Brasil
Resumo
Esse estudo objetivou avaliar a dieta de Astyanax altiparanae (Osteichthyes, Tetragonopterinae) no ambiente natural e após a formação do reservatório de Salto Caxias, rio Iguaçu, Estado do Paraná, Brasil, a fim de investigar a adaptabilidade trófica da espécie. As coletas foram realizadas de março/97 a fevereiro/00 resultando na obtenção de 582 estômagos, cujos itens alimentares foram quantificados, volumetricamente. Na fase rio, a espécie mostrou forte tendência à herbivoria, e após o represamento, uma dieta onívora. Na análise de agrupamento (DCA), formaram-se grupos temporais distintos: o primeiro agrupou alguns exemplares coletados na fase rio com dieta mais especializada e o segundo, exemplares coletados após o represamento e que apresentaram dieta mista. Os resultados evidenciaram que A. altiparanae mostrou alta adaptabilidade trófica, indicando que poderá ser bem sucedida no novo ambiente.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.