Conhecimento ecológico no ‘varjão’ do alto rio Paraná: alterações antropogênicas expressas na linguagem dos pescadores
Resumo
Neste trabalho, uma categoria distinta de conhecimento ecológico dos pescadores da planície de inundação do alto rio Paraná, localmente chamada de ‘varjão’, é apresentada. Este conhecimento é relatado em 7 frases que descrevem as mudanças impostas ao varjão e seus processos ecológicos pela atividade antrópica. Foi constatado que três afirmações registradas entre os pescadores estão em concordância com o conhecimento científico sobre a região, porém as quatro restantes revelam uma interpretação popular de eventos ainda não estudados ou cientificamente comprovados. Isto demonstra que pode haver, ainda, lacunas em estudos científicos que podem ser direcionados pela sabedoria popular; paralelamente revela que, nesses últimos anos, os pescadores tiveram a atenção voltada para alterações no ambiente e acumularam significativa percepção ecológica relacionada às mudanças no ecossistema e seus impactos na atividade pesqueira.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.