Estrutura e dinâmica da comunidade fitoplanctônica a jusante e montante do reservatório de Corumbá, Caldas Novas, Estado de Goiás, Brasil
Resumo
O fitoplâncton desempenha um importante papel na teia trófica de ambientes lóticos; no entanto, estudos sobre o potamoplâncton no Brasil são ainda escassos. O presente trabalho visa a caracterizar a comunidade fitoplanctônica, nas estações a montante e jusante do reservatório de Corumbá, Estado de Goiás, e identificar as principais variáveis ambientais que influenciam sua estrutura. Foram realizadas coletas mensais, a subsuperfície, em 3 estações, no período de novembro de 1996 a novembro de 1997, e, bimestrais de janeiro de 1998 a maio de 1999. Foram analisados os padrões de distribuição do fitoplâncton em relação a alguns fatores limnológicos: temperatura da água, vazão, turbidez, condutividade elétrica, fósforo solúvel reativo, íon amônio, nitrato e nitrogênio Kjeldahl total, utilizando-se análise de correspondência canônica. Foram identificados 162 táxons. As classes Cyanophyceae e Bacillariophyceae foram as mais abundantes, sendo responsáveis pelos picos de densidade registrados. Durante o período de estudo, a maior densidade fitoplanctônica (28.313 ind.ml-1) foi registrada no rio Corumbá a jusante do reservatório, com dominância da diatomácea Achnanthes minutissima. Cylindrospermopsis raciborskii, cianoprocariota heterocitada, apresentou elevadas abundâncias nas estações a montante do reservatório, no período de seca. As variações observadas mostraram uma clara sazonalidade relacionada ao ciclo hidrológico, sendo que as menores densidades fitoplanctônicas ocorreram no período de maior vazão, enquanto que os máximos de abundância foram registrados durante reduzida vazão. Assim, a dinâmica da comunidade fitoplanctônica foi fortemente determinada pela vazão do rio Corumbá, temperatura da água e concentração de nutrientesDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.