Dinâmica da comunidade fitoplanctônica e variáveis físicas e químicas em tanques experimentais submetidos a diferentes adubações orgânicas
Resumo
Objetivando-se determinar a influência de diferentes adubos orgânicos na comunidade fitoplanctônica, realizou-se este experimento, com duração de 40 dias, em tanques de cimento amianto com capacidade para 1000l. Os tanques foram adubados com estercos de aves (EA), suínos (ES), bovinos (EB) e coelhos (EC), em um delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e cinco repetições. A primeira adubação foi de 50 g de esterco, sendo realizadas novas adubações com 25 g, em intervalos de sete dias. O plâncton foi coletado a cada três dias, filtrando-se 250 ml de água em rede de 20µm e fixados em 10mL de formalina 2%. A análise qualitativa e quantitativa foi realizada em microscópio óptico. Ao mesmo tempo, foram monitoradas algumas variáveis físicas e químicas. A densidade média mais elevada do fitoplâncton foi observada com o uso de EA no 40º dia (26.842 org./l), seguido de ES (17.164 org./L), no 22º dia, EC (8.880 org./L), no 28º dia e EB (5.564 org./l), no 22º dia. Houve predominância dos gêneros Scenedesmus, Cyclotella e Acanthosphaera. Os valores de pH e condutividade elétrica oscilaram conforme ocorriam alterações nas densidades do fitoplâncton. O uso de EA levou a maiores valores destes parâmetros na maioria das coletas. Conclui-se que os diferentes tratamentos exerceram influência na densidade dos grupos fitoplanctônicos; entretanto estercos de aves levaram à maior densidade de algas, seguidos por esterco de suínos, coelhos e bovinosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.