<em>Pseudocrepidobothrium eirasi</em>, (Rego e de Chambrier, 1995) gen. n., comb. nov. (Cestoda, Proteocephalidea), parasita de um peixe de água doce da América do Sul, e análise cladística comparativa com <em>Crepidobothriu
Resumo
Foi revisada a morfologia de Crepidobothrium eirasi Rego and Chambrier, 1995, e feita uma análise cladística das seis espécies de Crepidobothrium Monticelli, 1900 [ viz. C. eirasi, C. gerrardi (Baird, 1860, C. viperis (Beddard, 1913), C. dollfusi Freze, 1965, C. garzoni de Chambrier, 1988 e C.lachesidis (MacCallum, 1921)], utilizando-se 23 caracteres e um grupo externo. Obtiveram-se duas árvores com parcimônia e 0,76 de indice de consistência. Ambas as árvores coincidem na posição de C. eirasi, o que sugere que Crepidobothrium é monofilético apenas quando C. eirasi é excluído do gênero. O novo gênero Pseudocrepidobothrium é proposto para alojar C. eirasi, e assim a monofilia de Crepidobothrium pode ser mantida. Pseudocrepidobothrium eirasi comb. n. é a única espécie parasita de peixe que possui ventosas sulcadas, enquanto todas as espécies de Crepidobothrium são parasitas de répteis da América do SulDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.