Assembléia de peixes em áreas litorâneas da planície de inundação do alto rio Paraná, Brasil
Resumo
A assembléia de peixes em áreas litorâneas de rios (Baía e Paraná) e lagoas (Figueira, Genipapo e Pousada) da planície de inundação do alto rio Paraná foi avaliada quanto à composição, estrutura em comprimento, abundância e padrões de dominância e diversidade de espécies. As amostragens foram realizadas em março de 1999, com o uso de redes de arrastes simples (rios) e triplos (lagoas) de 5mm de malha, resultando na captura de 10.517 indivíduos pertencentes a 51 espécies. Houve diferenças significativas entre as médias de comprimento-padrão das assembléias nos diferentes ambientes. Na lagoa Pousada registrou-se a maior densidade em número de peixes, bem como o maior valor de diversidade α, enquanto na lagoa Figueira verificou-se a maior biomassa por unidade de área. As espécies mais abundantes nesses ambientes foram Cheirodon notomelas (Eigenmann, 1915) (Baía e Figueira), Bryconamericus stramineus Eigenmann, 1908 (Paraná), Steindachnerina insculpta (Fernándes-Yépez, 1948) (Genipapo) e Moenkhausia intermédia Eigenmann, 1908 (Pousada). As zonas litorâneas das lagoas apresentaram baixas similaridades entre si, o que pode estar relacionado com o padrão de conectividade dos ambientes e a forte interrupção do pulso de inundação na planície no ciclo hidrológico de 1998/1999. Esta interrupção foi provocada pelo fechamento da UHE de Porto Primavera, tornou as lagoas mais diferenciadas neste ciclo e aumentou a heterogeneidade entre elasDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.