Influência do pH sobre ovos e larvas de jundiá, <em>Rhamdia quelen</em> (Osteichthyes, Siluriformes)
Resumo
A influência do pH sobre o desenvolvimento de ovos e larvas de jundiá (Rhamdia quelen, Quoy e Gaimard, 1824) foi avaliada utilizando-se experimentos inteiramente casualizados com 6 tratamentos (pH 4, 5, 6, 7, 8 e 9), em três desovas. Todos os ovos incubados em pH 4 morreram, o mesmo acontecendo quando a temperatura atingiu 17ºC. Nas desovas com temperatura semelhante os diferentes tratamentos não apresentaram diferença com relação à taxa de fertilização, enquanto na desova que apresentou maior temperatura, os pH 6 e 7 apresentaram a menor taxa. O tempo de eclosão das larvas foi diretamente proporcional à temperatura, e, após a eclosão, todas as larvas submetidas ao pH 5 morreram. O tempo para abertura da boca foi influenciado pela temperatura, e não pelos tratamentos. A taxa de sobrevivência sofreu influência do pH nas diferentes condições de temperatura da águaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.