Efeito das cores dos tanques, verde clara e marrom escura, na sobrevivência e desenvolvimento de larvas de tambaqui, <em>Colossoma macropomum</em> (Osteichthyes, Serrasalmidae)
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito da cor dos aquários na sobrevivência e desenvolvimento de larvas de tambaqui Colossoma macropomum, num período de 20 dias. As larvas foram alimentadas “ad libitum” e diariamente foi realizada amostragem de quatro variáveis limnológicas. A temperatura da água oscilou de 24,0 a 27,8 oC no marrom- escuro e de 24,0 a 27,7oC no verde-claro; a concentração de oxigênio dissolvido permaneceu acima de 6,5 mg/L; o pH manteve-se alcalino e a condutividade, acima de 30 µS/cm. O tratamento marrom-escuro apresentou sobrevivência média significativamente menor (P < 0,05) que o verde-claro. O mesmo não ocorreu com os dados de peso médio, biomassa e comprimento total das larvas. Os resultados obtidos confirmaram que ocorre uma interferência da cor dos aquários na sobrevivência larval, onde o verde claro facilitou a alimentação através da visualização da presa pela larvaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.