Biologia floral de uma população de <em>Mirabilis jalapa</em> L. (Nyctaginaceae) do Sul do Brasil
Resumo
Neste estudo foi investigado o padrão reprodutivo de uma população de Mirabilis jalapa cultivada na Região Sul do território brasileiro. A abertura das flores de M. jalapa ocorreu no início da tarde, às 17 h, e o fechamento foi na manhã seguinte a partir das 4h30min até as 6 h. A abertura das anteras ocorreu a partir das 19h30min até as 20h30min. Foi observada a presença de grãos de pólen na superfície do estigma das flores cujas anteras estavam no mesmo nível, ou num nível superior ao do estigma. A ausência de grãos de pólen no estigma foi verificada nas flores cujas anteras estavam num nível abaixo do da posição do estigma, bem como no estigma de flores previamente emasculadas. Somente uma mariposa foi observada, durante todo o período dos experimentos, visitando e provavelmente polinizando flores de M. jalapa. A autopolinização foi o modo predominante de reprodução na população de M. jalapa cultivada no jardim da Universidade Estadual de MaringáDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.