Estudos de parâmetros que influenciam na produção da enzima CGTase de <em>Bacillus firmus</em>, cepa nº 37
Resumo
As ciclodextrinas (CDs) são oligossacarídeos cíclicos formados por resíduos de glucopiranose unidos por ligação α-1,4. As mais comuns são α-, β- e γ-CD contendo 6, 7 e 8 resíduos de glucopiranose, respectivamente. Elas são produzidas a partir do amido pela ação da enzima ciclodextrina glicosiltransferase (CGTase). Freqüentemente, β-CD é produzida em maior quantidade. Um estudo da otimização da produção da CGTase de Bacillus firmus cepa nº 37 (β-CGTase) foi realizado. A produção da enzima ocorreu durante a fase de crescimento exponencial do microrganismo e a máxima atividade foi observada com três dias de cultivo a 37ºC. O melhor rendimento na produção da enzima foi obtido quando da utilização de pré-inóculo com absorbância entre 0,5 e 1,0 (660 nm). O uso do substrato maltodextrina para produção da enzima proporcionou uma atividade enzimática ao redor de 31% menor que o substrato amido solúvel. Portanto, o substrato maltodextrina não é adequado para melhorar a produção da enzima estudada.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.