Composição de rotíferos em diferentes habitats de um lago artificial, estado do Mato Grosso do Sul, Brasil
Resumo
Os rotíferos são pequenos filtradores importantes para as cadeias tróficas dos ambientes aquáticos, bem como na ciclagem dos nutrientes. No Estado do Mato Grosso Sul pouco se conhece sobre a fauna desses invertebrados. Dessa forma, procurou-se, neste estudo, investigar a ocorrência e distribuição do grupo nessa região. As coletas foram realizadas em diferentes habitats de um lago artificial, próximo à cidade de Dourados, no período de maio a novembro/97. Foi registrada a ocorrência de 36 táxons, pertencentes a 15 famílias, destacando-se Brachionidae. Em relação aos diferentes ambientes amostrados, verificou-se que a presença da vegetação foi um fator importante para determinação da ocorrência dos táxonsDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.