Percepção dos insetos pelos graduandos da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil
Resumo
Estudo desenvolvido sobre a percepção de insetos por 533 discentes de 20 cursos de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil, revelou que, em geral, o termo “inseto” é usado para designar organismos sistematicamente não-relacionados. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário simples entre os meses de outubro e dezembro de 1999. A construção da etnocategoria “inseto” fez-se segundo percepções ambíguas, uma vez que os estudantes demonstraram tanto reações de medo, nojo e desprezo pelos organismos incluídos no domínio etnozoológico “inseto”, quanto atribuíram-lhes funções ecológicas, estéticas e utilitárias. O significado emotivo associado ao domínio pode contribuir para o entendimento da percepção individual e do processo de informação cognitivaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.