Estudo anatômico do modelo arterial de vasos responsáveis pelo aporte sanguíneo da glândula submandibular de primatas neotropicais [<em>Cebus apella</em>, Linnaeus, 1766]
Resumo
Estudaram-se aspectos anatômicos das artérias responsáveis pelo suprimento sangüíneo das glândulas salivares submandibulares do macaco prego Cebus apella. A técnica utilizada foi: canulação da aorta, injeção de látex, fixação, e dissecação de 30 antímeros (contendo 30 glândulas principais e mais 3 acessórias, em um total de 33 glândulas) de macacos adultos oriundos da FMVZ/USP. A artéria facial penetra no trígono submandibular e fornece um ramo para a glândula. Em um espécime, dois ramos eram fornecidos para o antímero esquerdo (3,03%). A artéria emite de zero a cinco ramos colaterais no antímero esquerdo, e de zero a quatro no direito. Após emitir as colaterais, termina em ramo(s) único(s) (9,09%), em bifurcação (69,7%), em trifurcação (18,18%) e em quadrifurcação (3,03%). A distribuição dos ramos no parênquima teve direção no sentido cranial, caudal, lateral, medial e recorrente. Os dados analisados permitiram traçar um padrão vascular para esta glândula no Cebus apellaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.