Biology of <em>Trypanosoma cruzi</em> strains isolated from chagasic patients from different geographic origins residing in northwestern region of the state of Paraná, Brazil
Resumo
Trinta e uma cepas de Trypanosoma cruzi isoladas de pacientes chagásicos de diferentes origens geográficas e residentes no noroeste do Paraná foram analisadas pelos parâmetros biológicos: infectividade das formas de cultura, perfil das curvas de parasitemia, mortalidade e padrão histopatológico em camundongos C3H/He machos. Foi ainda avaliada a capacidade de metaciclogênese e crescimento das formas de cultura nos meios LIT e M16. Trinta cepas foram infectantes para o camundongo, 27 com parasitemia patente e 3 com parasitemia subpatente. Das trinta cepas, 16 foram mantidas por passagens sanguíneas (PS), 7 por passagens alternadas e posterior passagens sanguíneas (PA/PS) e 7 por passagens alternadas (PA). Pico de parasitemia da ordem de 103 parasitas/ml foi observado para 8 cepas e da ordem de 104 e 106 tripomastigotas/ml para 15 cepas. Para 7 cepas não foi possível avaliar este parâmetro. Mortalidade foi observada para três cepas (PR 182, PR 1055, PR 501). A análise do padrão histopatológico mostrou ninhos de amastigotas no coração para a cepa PR 2259 e no músculo esquelético para a PR 182. Para as oito cepas estudadas foram observados infiltrados inflamatórios nos diferentes órgãos estudados. As taxas de diferenciação epimastigota→tripomastigota para as 21 cepas analisadas foram em sua maioria baixas. As cepas aqui estudadas foram consideradas de baixa e média virulência. Esta homogeneidade do comportamento biológico pode estar relacionada ao fato de que somente cepas isoladas de humanos foram estudadas. Na seqüência pretende-se analisar outros parâmetros e estudar amostras de T. cruzi isoladas de triatomíneos e reservatórios da região noroeste do Paraná comparando-as com as cepas de humanos aqui estudadas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.