Estrutura da comunidade de peixes da represa “Lago del Fuerte”, Tandil, Argentina
Resumo
A represa “Lago del Fuerte” constitui um centro de atividades recreativas onde a pesca esportiva do peixe-rei Odontesthes bonariensis, espécie introduzida para tal fim, tem um lugar de importância. Este trabalho tem como objetivo determinar a estrutura da comunidade de peixes, sua distribuição, principais relações tróficas e os parâmetros demográficos da população do peixe-rei. A vegetação marginal submersa da represa forma um ambiente favorável para o desenvolvimento dos peixes de pequeno porte; em compensação, o peixe-rei utiliza as águas livres. A competição interespecífica é reduzida pela segregação dos habitats e/o dos nichos tróficos. Astyanax eigenmanniorum é principalmente herbívoro; O. bonariensis, zooplanctófago e Cichlasoma facetum, onívoro. Existem relações muito estreitas entre os diferentes níveis energéticos presentes no sistema. A disponibilidade de zooplâncton regula os parâmetros da população do peixe-rei, o qual regula a composição do mesmo através da predação; na ausência de ictiófagos, o pescador é o responsável por influir nas variações demográficas do peixe-rei.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.