<b>Anatomia e histologia gastrintestinal da garoupa-verdadeira <em>Epinephelus marginatus</em> (Lowe, 1834) (Teleostei, Serranidae)</b> - doi: 10.4025/actascibiolsci.v32i4.4462
Resumo
A garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus) é uma espécie de serranídeo com grande importância ecológica e boas perspectivas para o cultivo. A investigação da morfologia do trato digestório, associada à atividade alimentar, é fundamental para a compreensão da biologia dessa espécie e premissa básica para pesquisas sobre requerimentos nutricionais, desenvolvimento de rações e práticas adequadas de manejo alimentar. O presente trabalho descreve a anatomia e, por meio da microscopia de luz, as variações histológicas ao longo do tubo digestório de juvenis de Epinephelus marginatus, correlacionando a histologia de cada seguimento com as respectivas funções e o hábito alimentar. Verificou-se que essa espécie possui elevado número de tipos celulares ao longo do tubo digestório que estão intimamente relacionados com a resposta imunológica inata e adaptativa, permitindo o hábito alimentar detritívoro.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.