<b>Distribuição longitudinal da biomassa de microcrustáceos em três reservatórios tropicais (Estado do Paraná, Brasil)</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v29i3.484
Resumo
Este estudo avaliou a distribuição longitudinal da biomassa de microcrustáceos planctônicos, em três reservatórios subtropicais, no Brasil, e a relação dessa distribuição com algumas variáveis limnológicas em reservatórios. A hipótese foi que a biomassa de microcrustáceos se distribui similarmente como proposto no terceiro modelo de Marzolf (1990) para densidade zooplanctônica em reservatórios tropicais. A biomassa dos microcrustáceos variou de 261,5 mg DW m-3 (Reservatório de Iraí, zona de transição, estação seca) a 0,03 mg DW m-3 (Reservatório de Segredo, zona fluvial, estação chuvosa). Os valores mais elevados de biomassa foram registrados na zona de transição, embora esta variação não tenha sido significativa. A biomassa total esteve relacionada com o estado trófico de cada reservatório, sendo, ainda constatado uma maior diferença de biomassa entre os ambientes do que entre cada zona dos reservatórios. A distribuição longitudinal da biomassa foi relacionada também com a distribuição longitudinal de clorofila-a e apresentou padrão conforme o terceiro modelo proposto por Marzolf. Este fato sugere que esse modelo poderia ser usado para descrever a distribuição longitudinal da biomassa nos reservatórios estudados.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.


1.png)



3.png)











