<b>Variações ontogênicas e sazonais na dieta de <em>Etropus crossotus</em> Jordan e Gilbert, 1882 (Paralichthydae) na baía de Ubatuba-Enseada, Estado de Santa Catarina, Brasil</b> - doi: 10.4025/actascibiolsci.v33i2.5119
Resumo
Foram investigadas as variações ontogênicas e sazonais na dieta de Etropus crossotus coletados na baía de Ubatuba-Enseada, Estado de Santa Catarina, Brasil. Redes de arrasto com porta foram utilizadas para as coletas mensais, e 60 exemplares foram coletados entre outubro de 2003 e setembro de 2004. Maior similaridade entre os Índices de Importância Alimentar foi observada entre a primavera e o outono. Crustáceos decápodes representaram 50% dos itens alimentares durante a primavera e outono, e crustáceos anfípodes foram os itens mais representativos no inverno. Maior similaridade entre os IAi foi observada entre as classes 1, 2 e 4, pela alta representatividade de Decapoda, e entre as classes 5, 6 e 7, em função da representatividade de Decapoda e Amphipoda. Os resultados obtidos foram similares a outros estudos realizados na região costeira Sul do Brasil.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.