<b>Teste metodológico da eficiência do potencial de heterotrofia</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v29i2.526
Resumo
Este estudo teve por objetivo descrever os aspectos cinéticos da mineralização aeróbia da glicose pela ação de diferentes tipos de microrganismos selecionados por membranas de filtração com diferentes tamanhos de poros: 0,22, 0,45, 2,2 e 7,4 μm e em lã de vidro; para tanto, utilizaram-se amostras de água coletadas na lagoa do Óleo (21º36´ S e 47º49´ W). Aproximadamente 30 mg de glicose foram adicionadas à água filtrada e distribuídas em frascos escuros (1 L) que foram incubados no escuro a 21ºC sob condições aeróbias. As concentrações de oxigênio dissolvido das incubações foram determinadas periodicamente, durante 59 dias (método polarográfico; oxímetro YSI modelo 58). Os consumos acumulados de oxigênio foram ajustados a um modelo cinético de primeira ordem. Os valores máximos de oxigênio consumido variaram de 2,10 mg L-1 (no tratamento com membrana de 0,22 μm) a 32,83 mg L-1 (no tratamento com membrana de 0,45 μm). A mineralização da glicose, no tratamento com membrana de 0,22 μm, apresentou o menor coeficiente de consumo de oxigênio (kd = 0,03 dia-1 e t1/2 = 23 dias) e o maior valor foi observado para os tratamentos de 0,45 e 2,2 μm (kd = 0,08 dia-1 e t1/2 = 9 dias). O consumo de oxigênio foi maior nas amostras de água filtrada em 0,45 μm, sugerindo que nos tratamentos com lã de vidro, 2,2 e 7,4 μm ocorreram bacteriovorias. A filtração em membranas de poro de 0,22 μm favoreceu, provavelmente, as oxidações químicas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.