<b>O regime hidrológico do rio Ivinhema (Estado do Mato Grosso do Sul) e sua influência na assembléia zoobentônica</b> - doi: 10.4025/actascibiolsci.v34i1.6481
Resumo
O estudo foi realizado em diferentes ambientes da várzea do rio Ivinhema com o intuito de analisar a variação espacial e temporal da assembléia de invertebrados bentônicos, bem como sua relação com as variáveis físicas e químicas e o nível hidrométrico. Foram estudados quatro ambientes, o canal principal do rio, o canal Ipoitã, a lagoa Ventura (sem comunicação) e a lagoa dos Patos (com comunicação). As coletas foram realizadas trimestralmente de fevereiro a novembro de 2002. O sistema rio Ivinhema foi caracterizado por um regime de potamofase bimodal com intensidades moderadas e grandes amplitudes, permanecendo em potamofase 184 dias em 2001 e 67 dias em 2002. Foram observadas as variações espacial e temporal, quanto às variáveis físicas e químicas, sumarizadas em uma PCA. Dos 37 táxons registrados, Nematoda, Corbiculidae, Oligochaeta, Acari, Ostracoda e Chironomidae foram os mais abundantes, sendo as larvas de Chironomidae o táxon predominante no canal Ipoitã e na lagoa Ventura. Entretanto, a análise da estrutura da assembléia (CA) demonstrou que a assembléia bentônica do rio Ivinhema é dissimilar a das lagoas. A relação entre PCA e CA não foi significativa, indicando que no sistema Ivinhema há uma estrutura complexa e que a uniformidade espacial da densidade e temporal da assembléia bentônica deve-se à maior conectividade entre os ambientes.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.