<b>Variação espaço-temporal na distribuição e abundância de <i>Moenkhausia sanctaefilomenae</i> (Characiformes: Characidae) em lagoas da planície de inundação do rio Cuiabá, Pantanal, Brasil</b> - doi: 10.4025/actascibiolsci.v34i1.6809
Resumo
Identificar os fatores bióticos e abióticos que determinam a variação na distribuição e abundância das populações, tornou-se nos últimos anos um grande desafio para os ecologistas. Assim neste estudo foram avaliados o efeito das variáveis abióticas e a abundância de predadores sobre a abundância de Moenkhausia sanctaefilomenae, a variação no comprimento médio dos indivíduos entre lagoas e períodos e o efeito das variáveis abióticas e da abundância de predadores sobre a estrutura em comprimento. Foram amostradas 16 lagoas da planície de inundação do rio Cuiabá, no período de junho (vazante), setembro (seca) e dezembro (enchente) de 2005 e março (cheia) de 2006. Para M. sanctaefilomenae,a distribuição é mais ampla e a abundância é maior no final da vazante, início da seca, reduzindo-se gradualmente ao longo dos períodos de seca, enchente e cheia. Adicionalmente, o período afeta a estrutura em tamanho das populações, que são espacialmente homogêneas. Indivíduos menores foram capturados no final do período de vazante e os maiores ao início da enchente. Durante o final da vazante/início da seca, a variação espacial na abundância da população foi relacionada positivamente com o pH, o oxigênio dissolvido e cobertura de macrófitas e área da lagoa, mas, não com a abundância local de predadores na zona litorânea das lagoas.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.