<b>Copépodes parasitos de fossas nasais de cinco espécies de peixes (Characiformes) da planície de inundação do alto rio Paraná, Paraná, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v29i4.887
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo o estudo de copépodes parasitos de fossas nasais de peixes da planície de inundação do alto Rio Paraná. As coletas foram realizadas em diversos pontos da planície nos meses de março, junho e setembro de 2004. Foram coletados 73 exemplares de peixes da ordem Characiformes, de quatro famílias distintas, pertencentes a cinco espécies: Acestrorhynchus lacustris, Prochilodus lineatus, Schizodon borellii, Serrasalmus maculatus e Serrasalmus marginatus. Dentre os 73 peixes examinados, 53 encontravam-se parasitados por copépodes de fossas nasais, variando de 1 a 146 parasitos por peixe. Os parasitos encontrados pertenciam a três espécies conhecidas: Gamidactylus jaraquensis Thatcher & Boeger, 1984; Gamispatulus schizodontis Thatcher & Boeger, 1984 e Rhinergasilus piranhus Boeger & Thatcher, 1988. Diferenças foram observadas nas medidas corporais dos parasitos e na quantidade de espécies de parasitos por espécie de peixe em relação aos copépodes encontrados em estudos anteriores na região amazônica. O presente estudo constitui um dos poucos trabalhos de identificação de copépodes parasitos de fossas nasais de peixes da região Sul do Brazil.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.