<b>Aspectos fenológicos e reprodutivos de <em>Vriesea incurvata</em> Gaudich (Bromeliaceae)</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v28i2.1011
Resumo
Este trabalho apresenta resultados de monitoramento fenológico e quantificação da produção de sementes de Vriesea incurvata Gaudich, realizados no Parque Estadual Rio da Onça (município de Matinhos, Estado do Paraná, 25º 50’S e 48º 30’ W). Registrou-se a ocorrência das fenofases de floração, frutificação, dispersão e emissão de brotos laterais. Paralelamente, coletaram-se 30 inflorescências em duas oportunidades (agosto de 2003 e 2004), sendo estas avaliadas quanto ao tamanho, número de frutos formados e quantidade de sementes. O início de floração foi evidenciado a partir de janeiro e fevereiro, com pico em abril e maio. A frutificação e a emissão de brotos clonais iniciaram-se em abril com pico em junho e julho e a dispersão teve início em agosto seguindo até dezembro. Houve correlação positiva entre a fenofase de emissão de inflorescência para temperatura e o fotoperíodo. A frutificação e a emissão clonal apresentaram correlação negativa com o fotoperíodo durante o monitoramento.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.