<b>Profissão e docência segundo Max Weber

  • Jose Carlos Souza Araújo Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: docente, profissionalização, profissionalismo, burocratização

Resumo

Examina este a teoria das profissões segundo Max Weber (1864-1920), a qual afirma a burocratização como necessidade e como expressão do Estado moderno. Com esse entendimento visa-se, particularmente, compreender o processo de profissionalização docente nos séculos XIX e início do XX. O artigo se estrutura em torno de três aspectos: 1° - Profissão, ofício e ocupação: etimologias, conceituação e contextos; 2° - Max Weber: biografia e teoria a respeito das profissões no mundo moderno; c) Haveria uma posição weberiana em torno da profissão docente? O mundo das profissões se instaura no decorrer do século XIX e a teoria de Weber se expressa nas duas primeiras décadas do século XX. Em relação à docência, busca-se investigar suas relações com o âmbito histórico-educacional a respeito do sentido que a profissão tomou, particularmente no decorrer do século XIX, em vista da objetividade racional buscada pelo próprio Estado. Suas reflexões sobre as profissões, das quais a docente participa, revelam o entendimento de que os grupos profissionais se constituem a partir de artifícios políticos, econômicos e sociais, não sem salientar o papel regulador do Estado em vista da busca de homogeneidade e da regularidade em termos político-administrativos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Carlos Souza Araújo, Universidade Federal de Uberlândia
Atualmente, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, da qual é Professor Titular; integra também a Rede de Pesquisadores sobre Professores (as) do Centro-Oeste - REDECENTRO. Foi membro da Câmara de Assessoramento em Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes (SHA) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) entre 01/02/2007 e 31/01/2011. Além disso, atuou como pesquisador visitante, nível 1, com o apoio do CNPq, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), de março de 2009 a fevereiro de 2010. Hoje, é pesquisador do CNPq, através do projeto 'Ser Professor no Brasil nos anos de 1920: profissão, profissionalização e profissionalismo. Desde janeiro de 2012, é pesquisador visitante na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), junto à Faculdade de Educação.
Publicado
2014-07-07
Como Citar
Araújo, J. C. S. (2014). <b&gt;Profissão e docência segundo Max Weber. Acta Scientiarum. Education, 36(2), 189-198. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i2.21616
Seção
História da Educação