<b>Profissão e docência segundo Max Weber
Resumo
Examina este a teoria das profissões segundo Max Weber (1864-1920), a qual afirma a burocratização como necessidade e como expressão do Estado moderno. Com esse entendimento visa-se, particularmente, compreender o processo de profissionalização docente nos séculos XIX e início do XX. O artigo se estrutura em torno de três aspectos: 1° - Profissão, ofício e ocupação: etimologias, conceituação e contextos; 2° - Max Weber: biografia e teoria a respeito das profissões no mundo moderno; c) Haveria uma posição weberiana em torno da profissão docente? O mundo das profissões se instaura no decorrer do século XIX e a teoria de Weber se expressa nas duas primeiras décadas do século XX. Em relação à docência, busca-se investigar suas relações com o âmbito histórico-educacional a respeito do sentido que a profissão tomou, particularmente no decorrer do século XIX, em vista da objetividade racional buscada pelo próprio Estado. Suas reflexões sobre as profissões, das quais a docente participa, revelam o entendimento de que os grupos profissionais se constituem a partir de artifícios políticos, econômicos e sociais, não sem salientar o papel regulador do Estado em vista da busca de homogeneidade e da regularidade em termos político-administrativos.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





































