<b>Escolas italianasem Minas Gerais: organização, currículo e relações sociais

  • Maysa Gomes Rodrigues Universidade Fumec
Palavras-chave: escolas italianas, organização, currículo

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a organização das escolas italianas (particulares ou vinculadas a Associações Beneficentes) a partir de suas circunstâncias e de seus currículos. O fenômeno da imigração para Minas Gerais trouxe um grande contingente de imigrantes italianos que, entre outros feitos, criaram escolas em vários municípios mineiros. A nossa indagação é:  quais elementos eram comuns e quais eram diferenciadores nas escolas italianasem Minas Gerais? Para respondê-la, analisamos fontes documentais, do período de1899 a1911, sobre a organização das seguintes escolas: escola italiana vinculada à Società Italiana de Belo Horizonte, a escola Regina Margherita e a escola Umberto Primo, em Juiz de Fora (sendo a última vinculada à Società Italiana Umberto Primo), a escola italiana Dante Alighieri, vinculada à Società Dante Alighieri de Ouro Fino e a escola Umberto Primo,em Nova Lima, também vinculada à Società Italiana desta cidade. Esse estudo contribui para o esclarecimento de proximidades e diferenciações sobre a organização das escolas italianas e, inevitavelmente, para a compreensão da escolarização dos imigrantesem Minas Gerais.

 

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Biografia do Autor

Maysa Gomes Rodrigues, Universidade Fumec
Pós doutoranda em Educação (FaE - UFMG), Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da FaE - UFMG (2009), mestre em Ciencias Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982). Participou  de programas e projetos comunitários, com ênfase em Educação Inclusiva, Educação e Cultura. É professora da Universidade FUMEC.
Publicado
2014-07-07
Como Citar
Rodrigues, M. G. (2014). <b&gt;Escolas italianasem Minas Gerais: organização, currículo e relações sociais. Acta Scientiarum. Education, 36(2), 255-265. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i2.22403
Seção
História da Educação