<b>Paideia e filosofia nos <i>Moralia</i> de Plutarco: o <i>De liberis educandis</i> e o <i>De Iside et Osiride</i>, isto é, quando o pedagogo prepara o estudante para ser filosofo

  • Ennio Sanzi Facoltá di Lettere e Filosofia dell Universitá degli Studi di Messina
Palavras-chave: paideia, filosofia, Plutarco, Ísis, dualismo religioso

Resumo

O De liberis educandis e o De Iside et Osiride podem ser relacionados na acepção da educação de ambos os opúsculos. De fato, no primeiro se analisa as condições básicas para fazer de um estudante um filosofo; no segundo se demonstra o comportamento que precisa ter uma pessoa educada pela filosofia ao relacionar-se a um culto que está colocado fora da tradição religiosa grega. É somente graças à formação filosófica que é possível colher o sentido profundo de uma mitologia que parece tão diferente daquela grega. De fato, trata-se de um mito estrangeiro, absurdo e que, todavia, esconde na trama do relato, o conceito do dualismo que somente uma interpretação filosófico-alegórica permite de atingir.

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Biografia do Autor

Ennio Sanzi, Facoltá di Lettere e Filosofia dell Universitá degli Studi di Messina
tualmente é Cultore della materia per la disciplina Storia delle Religioni della Facoltá di Lettere e Filosofia dell Universitá degli Studi di Messina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Clássicas (grego e latim) e Língua copta. Atuando principalmente nos seguintes temas: Religião grega e romana, Cultos orientais, Magia da Antiguidade Tardia, Religiosidade nos primeiros séculos do cristianismo, gnosticismo, Metodologia da História Comparativa das Religiões.
Publicado
2014-07-07
Como Citar
Sanzi, E. (2014). <b>Paideia e filosofia nos <i>Moralia</i> de Plutarco: o <i>De liberis educandis</i> e o <i>De Iside et Osiride</i&gt;, isto é, quando o pedagogo prepara o estudante para ser filosofo. Acta Scientiarum. Education, 36(2), 267-278. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i2.22735
Seção
Filosofia da Educação