Dimensão orientadora-executora da atividade docente: uma experiência com a formação continuada de profissionais da Educação Infantil

  • Lucinéia Maria Lazaretti Universidade Estadual do Paraná
  • Silvana Lazzarotto Schmitt Instituto Federal do Paraná
  • Cleonice Rodrigues de Souza Secretaria Municipal de Educação de Cascavel
Palavras-chave: formação continuada de profissionais; educação infantil; atividade de ensino.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo retratar e compreender a formação dos profissionais da educação infantil da rede pública municipal de educação em Cascavel – PR, seu percurso e os desafios da continuidade desse. Para isso, fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural, especialmente, na categoria de Atividade e apresenta elementos reflexivos sobre a formação continuada de profissionais da educação infantil, inserindo-os em ‘atividade de ensino’. O texto socializa a trajetória formativa preconizada na direção de ‘formar formando’, a partir da experiência desencadeada na rede pública municipal de ensino de Cascavel-PR. Além de elencar alguns desafios no âmbito formativo dos profissionais dessa etapa da educação básica, os quais refletem, em certa medida, os problemas educacionais gerais, este artigo discorre sobre algumas possibilidades de ação na direção de qualificar o trabalho pedagógico a ser desenvolvido na educação infantil, cuja proposta foi a organização da formação com base em quatro esferas, mobilizando diferentes frentes de formação (professoras-formadores; equipe-SEMED, coordenadores e coordenadoras de escolas e CMEIs e profissionais da educação infantil), na intenção de criar coletivamente condições para uma formação contínua e permanente, mirando a concepção histórico-cultural de educação como humanização dos sujeitos envolvidos. Assim, no percurso de formação continuada, é fundamental formar e criar condições para que as ações e as operações, por meio do processo de planejamento e de organização do ensino como significado social na atividade docente, adquiram sentido pessoal e convertam-se como fonte de ‘autodesenvolvimento’ do professor, garantindo o caráter consciente na unidade entre os princípios de orientação e de execução.

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Publicado
2022-10-06
Como Citar
Lazaretti, L. M., Schmitt, S. L., & Souza, C. R. de. (2022). Dimensão orientadora-executora da atividade docente: uma experiência com a formação continuada de profissionais da Educação Infantil. Acta Scientiarum. Education, 45(1), e55512. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.55512
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas