<b>Multiplicação <em>in vitro</em> de <em>Aspidosperma ramiflorum</em> Muell. Arg. (Apocynaceae)</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v29i1.108
Resumo
O presente estudo relata um método simples e promissor para multiplicação in vitro de Aspidosperma ramiflorum, uma espécie encontrada no sudeste do Brasil e seriamente ameaçada de extinção, utilizada com propósitos medicinais e como fonte de compostos que podem ser usados para desenvolver novos fármacos sintéticos. O trabalho teve como objetivo o estabelecimento de um protocolo de multiplicação in vitro de Aspidosperma ramiflorum (guatambu), a partir de segmentos apicais de material juvenil originários de plântulas obtidos a partir de sementes. A avaliação da multiplicação in vitro foi realizada em meio de cultura Woody Plant Médium (WPM), suplementado com concentrações variadas de ácido naftalenoacético (ANA) e 6-Benzilaminopurina (6-BAP). A multiplicação de A. ramiflorum foi positivamente influenciada principalmente nas combinações aonde as concentrações de 6-BAP foram relativamente maiores do que as do ANA, nessas concentrações houve a indução de múltiplas brotações.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.