<b>Efeito ansiolítico da espermina microinjetada na substância cinzenta periaquedutal dorsal de ratos</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v28i1.1113
Resumo
Investigamos o possível efeito das espermina e receptores das poliaminas na substância cinzenta periaquedutal dorsal, sobre a ansiedade. Grupos de ratos receberam microinjeções de espermina (2,5 nmol) no interior da matéria cinzenta periaquedutal dorsal e foram testados no labirinto em cruz elevado. Os resultados indicam um aumento significativo na porcentagem de entradas e no tempo de permanência nos braços abertos. Outro experimento mostra que o efeito ansiolítico obtido após microinjeção de espermina (2,5 nmol) no interior da matéria cinzenta periaquedutal dorsal, foi bloqueado pela microinjeção prévia dos antagonistas das poliaminas, arcaina (4 nmol) ou ifenprodil (5 nmol), neste sítio. Estes resultados indicam que o receptor da espermina interage na modulação da ansiedade em ratos expostos ao labirinto em cruz elevado. Considerando que as poliaminas são encontradas normalmente no cérebro, estes resultados sugerem que o sistema de poliaminas na matéria cinzenta periaquedutal dorsal possuem um importante papel na ansiedadeDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.