<b>Fatores influentes sobre o processo ensino-aprendizagem na educação fisica para idosos</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v28i1.1121

  • Gislaine Cristina Vagetti CESUMAR
  • Oséias Guimarães Andrade UEM
Palavras-chave: idoso, ensino-aprendizagem, educação física

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam o processo ensino-aprendizagem da prática de exercício físico entre idosos. Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, cujos resultados foram discutidos através de uma análise qualitativa. A amostra foi composta por 120 idosos, com idade igual ou acima de 60 anos, sendo 18 indivíduos do gênero masculino e 102 do gênero feminino, praticantes de atividade física na cidade de Maringá, Estado do Paraná. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Para a interpretação dos dados, foi utilizado, análise de conteúdo do tipo temática. Os dados demonstraram que são vários os fatores que podem influenciar o ensino-aprendizagem da prática de exercício físico entre os idosos, sendo alguns deles: doenças e o relacionamento professor/aluno e alguns aspectos biopsicossociais do envelhecimento. Mediante esses resultados podemos, então, sugerir àqueles que atuam na área da Educação Física a formulação de uma metodologia que estimule o idoso em todas as esferas de seu comportamento humano (motora, cognitiva, afetiva, social e espiritual). Portanto, os professores de educação física devem apontar caminhos para essa metodologia, para que a mesma possa caminhar em direção a novos paradigmas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Cristina Vagetti, CESUMAR
possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1995), especialização em Personal Trainer pela UNOPAR - Londrina (2000) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Atualmente é professora titular da Fundação Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA) e professora horista do Centro Universitário de Maringá (CESUMAR). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nas seguintes áreas: idosos, musculação, ginástica, natação , avaliação física e atividade física Currículo Lattes
Publicado
2008-03-13
Como Citar
Vagetti, G. C., & Guimarães Andrade, O. (2008). <b>Fatores influentes sobre o processo ensino-aprendizagem na educação fisica para idosos</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v28i1.1121. Acta Scientiarum. Health Sciences, 28(1), 77-86. https://doi.org/10.4025/actascihealthsci.v28i1.1121
Seção
Educação Física

0.3
2019CiteScore
 
 
8th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
8th percentile
Powered by  Scopus