<b>Efeito ansiolítico e sedativo do extrato combinado de <em>Passiflora alata</em> Dryander e <em>Valeriana officinalis</em> L. em ratos</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v27i2.1379
Resumo
Este trabalho investigou o efeito do extrato combinado de Passiflora alata Dryander e Valeriana officinalis L. (EPV) em ratos submetidos aos testes do labirinto em cruz elevado (LCE) e campo aberto (TCA). Nenhum efeito foi detectado após o tratamento agudo ou repetido por 3 ou 7 dias com EPV (5, 10 or 20 mg/kg, gavagem) no LCE e TCA. Entretanto, ratos tratados por 15 dias com EPV (20 mg/kg) mostraram aumento na porcentagem de entradas e tempo gasto nos braços abertos no LCE, sem alterar a atividade locomotora no TCA, comparado ao controle. Diazepan (droga de referência, i.p.), aumentou os mesmos parâmetros analisados no LCE e OFT após o tratamento agudo ou por 15 dias. O tratamento agudo com 300 ou 600 mg/kg do EPV diminuiu significativamente a atividade locomotora no TCA. Estes resultados mostram que EPV produz efeito ansiolítico e sedativo, com ampla margem de segurança para o efeito ansiolíticoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.