<b>Características dos homens submetidos à vasectomia no serviço de urologia do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Estado do Paraná</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v27i2.1426
Resumo
A vasectomia é um método simples, seguro e uma das mais eficazes práticas de contracepção conhecidas. Há poucos dados sobre a real característica dos pacientes que a escolhem. Este trabalho visa verificar as características dos pacientes submetidos à vasectomia no serviço de Urologia da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Estado do Paraná. A metodologia envolveu o estudo de variáveis: idade, raça, tempo de união, escolaridade, renda, conhecimento deste e de outros métodos de contracepção, o acesso desta população a este tipo de informação, a decisão sobre a operação, o estado marital, a idade dos filhos. Dos 27 pacientes analisados, a maioria estava na faixa etária entre 31 e 40 anos, eram casados, possuía em média dois filhos, baixa escolaridade, renda de até três salários mínimos. O conhecimento do perfil da população estudada permitirá maior esclarecimento sobre a vasectomia, possibilitando difusão e aplicabilidade desta técnica como método contraceptivoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.