A convivência com a hipertensão arterial
Resumo
Estudo exploratório desenvolvido junto a 50 indivíduos hipertensos, com o objetivo de conhecer como eles percebem sua convivência com a hipertensão arterial. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada e os resultados revelaram que 40% deles se conheciam como hipertensos há mais de 10 anos e que 30% não apresentavam nenhum sintoma, por ocasião do diagnóstico. Grande parte percebe a hipertensão como uma doença que provoca preocupação, medo e revolta, sendo que mais da metade faz uma avaliação negativa de suas vidas após o diagnóstico. As mudanças sentidas com maior pesar estão relacionadas à limitação ao trabalho e a dificuldades financeirasDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.