Descontaminação rápida de cones de guta-percha com álcool iodado
Resumo
Em um estudo de laboratório, foi investigada a eficácia do álcool iodado na descontaminação de cones de guta-percha contaminados com células (Staphylococcus aureus, Enterococcus faecalis, Escherichia coli) ou com esporos (Bacillus subtilis) bacterianos. Os cones contaminados foram tratados durante 1, 5, 10 e 15 minutos pelo álcool iodado nas concentrações de 0,3% a 3% e enxaguados com álcool éter. Cada cone foi transferido para tubos de ensaio contendo solução salina, homogeneizando-se essa suspensão durante 30 segundos, para a remoção e a contagem dos microrganismos sobreviventes. O álcool iodado nas concentrações de 0,3%, de 1%, de 2% e de 3% destruiu, em 1 minuto, as células bacterianas aderidas à superfície dos cones de guta-percha, mas não eliminou os esporos em 15 minutos de exposição. Os resultados obtidos nas condições experimentais do presente estudo não confirmam a indicação do álcool iodado, nas concentrações de 0,3%, de 1%, de 2% ou de 3% para a descontaminação rápida de cones de guta-percha.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.