<strong>Relação entre ciclo menstrual e planejamento dos treinos: um estudo de caso</strong> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v30i1.4381

  • Augusto César Ferreira de Moraes CESUMAR
  • Humberto Garcia de Oliveira CESUMAR
  • Carlos Alexandre Molena Fernandes CESUMAR
  • Camila Sanchez Fulaz UEM
Palavras-chave: ciclo menstrual, rendimento esportivo, tênis de campo

Resumo

Este estudo de caso teve como objetivo verificar a relação do treinamento de tênis de campo com o ciclo menstrual em uma atleta com 17 anos de idade. O período de treinamento foi de 16 semanas. As avaliações motoras foram realizadas em dois momentos, no período de ovulação do ciclo menstrual da atleta investigada. Foram analisadas as capacidades motoras específicas ao tênis de campo: velocidade, potência muscular de membros superiores, potência muscular de membros inferiores e agilidade. Os resultados encontrados demonstram que houve melhora considerável em todas as variáveis. Sendo assim, sugere-se que um planejamento orientado, baseado no princípio da individualidade, poderá orientar cargas de treinos, buscando melhores resultados, entretanto são necessárias monitorações, em diferentes períodos do ciclo menstrual com uma população maior, na busca de respostas por demais fatores relacionados com a menstruação e exercício.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto César Ferreira de Moraes, CESUMAR
Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: jovens atletas, basquetebol, tênis de campo, treinamento desportivo, nutrição, doenças crônicas degenerativas e saúde pública. Currículo Lattes
Publicado
2008-07-24
Como Citar
Moraes, A. C. F. de, Oliveira, H. G. de, Fernandes, C. A. M., & Fulaz, C. S. (2008). <strong>Relação entre ciclo menstrual e planejamento dos treinos: um estudo de caso</strong&gt; - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v30i1.4381. Acta Scientiarum. Health Sciences, 30(1), 7-11. https://doi.org/10.4025/actascihealthsci.v30i1.4381
Seção
Educação Física

0.3
2019CiteScore
 
 
8th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
8th percentile
Powered by  Scopus