<b>Estado nutricional de escolares da rede municipal de ensino de Maringá, Estado do Paraná, Brasil</b> - doi: 10.4025/actascihealthsci.v33i1.7636
Resumo
O objetivo do estudo foi avaliar o estado nutricional de escolares da rede municipal de ensino de Maringá, Estado do Paraná. O estudo foi transversal com coleta de dados primários. Foram avaliados 6.156 escolares, com idade entre seis a 16 anos, de 15 escolas da rede municipal de ensino de Maringá, sendo 53,1% do sexo masculino e 46,9% do sexo feminino. O estado nutricional dos escolares foi avaliado por meio do índice de massa corporal (IMC). A maioria (62,2%) dos escolares foi classificada com peso adequado. Excesso de peso e obesidade foi verificado em 24,1% dos escolares, com prevalência maior no grupo etário dos seis aos oito anos de idade. O excesso de peso e obesidade foi semelhante nos dois gêneros. Desnutrição e risco para desnutrição foi encontrado em 13,6% dos escolares, sendo mais prevalente nos escolares do grupo etário de nove a 11 anos e 12 a 16 anos. Os resultados mostraram a necessidade de acompanhamento e intervenções específicas para prevenir alterações no estado nutricional de crianças na fase escolar.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.