Prevalência de maloclusão e necessidade de tratamento ortodôntico em indivíduos adultos
Resumo
Os objetivos desse estudo foram determinar a prevalência de maloclusão e a necessidade de tratamento ortodôntico em pacientes de 18 a 50 anos de idade atendidos nas clínicas odontológicas da Universidade Estadual da Paraíba. A amostra compreendeu 156 pacientes (65,4% mulheres e 34,6% homens). O diagnóstico da maloclusão foi feito com o uso do Índice de Estética Dental (DAI) por meio de dois examinadores calibrados (K = 0,71). A análise estatística utilizou os testes do Qui-quadrado e Exato de Fisher, com nível de significância de 5%. A prevalência de maloclusão foi 63,5%. Observou-se diferença estatisticamente significante entre a perda de elemento dentário na região anterior e a severidade da maloclusão (p = 0,000; OR = 21,06 [8,47-53,90]). Metade dos pacientes não estava satisfeita com o sorriso, existindo diferença estatisticamente significante entre a severidade da maloclusão e a satisfação ao sorrir (p = 0,015; OR = 2,23 [1,16-4,71]). Conclui-se que a prevalência de maloclusão foi alta, sendo mais frequente o apinhamento no segmento incisal. Um terço dos pacientes portava maloclusão muito severa/incapacitante, sendo verificada associação entre a severidade da maloclusão e a satisfação ao sorrir.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.