<b>O processo sociorrelacional da migração: percepções de jovens imigrantes brasileiros sobre a Amazônia<b>

  • Klondy Lúcia de Oliveira Agra Faculdade Interamericana de Porto Velho

Resumen

Neste artigo apresento resultado de pesquisa com jovens brasileiros que, a partir de 2010, com o início das Construções das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e de Jirau na cidade de Porto Velho, imigraram a Rondônia, um Estado localizado na Amazônia Brasileira. Na procura de conhecer suas percepções sobre a região amazônica, através da pesquisa qualitativa e com auxílio da Geografia Humana e Cultural, procurei observar as imagens quanto ao destino antes de migrar, as motivações e razões que ocuparam esse imaginário e o que os induziram a tomar essa decisão. Como essas imagens evoluiram ou se transformaram desde que tomaram a decisão de migrar até a chegada ao seu destino e sua inserção  na cidade de destino. As análises e triangulações de dados trouxeram à pesquisa detalhes sobre a constituição do processo migratório, com a exposição clara da evolução e transformação das imagens preconcebidas desses jovens entrevistados.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Klondy Lúcia de Oliveira Agra, Faculdade Interamericana de Porto Velho
Mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Rondônia (2004), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (1999), graduação em Letras Inglês e suas Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia (1996), graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Pará (1983) e graduação em Pedagogia - Administração Escolar pela Universidade Federal do Pará (1977). Atualmente é professora titular de Língua Inglesa e Comunicação Empresarial da Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON.Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Semântica e Pragmática, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução - sentido - língua e cultura; multiculturalismo; mídia - televisão; preservação - cultura e desenvolvimento sustentável - discurso colonizador- educação - educação inclusiva - educação multicultural - formação do professor. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR.
Publicado
2013-12-20
Cómo citar
Agra, K. L. de O. (2013). <b>O processo sociorrelacional da migração: percepções de jovens imigrantes brasileiros sobre a Amazônia<b&gt;. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 35(2), 229-236. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v35i2.20924
Sección
Geografia