<b>Acontecimento, beleza e conhecimento em <i>A Morte em Veneza</i></b>
Resumo
Dentre as diferentes possibilidades de configuração de acontecimentos na ficção, destaca-se, na literatura de língua alemã, um gênero específico, a Novelle (novela), que tem servido a diversos escritores, desde o século XVIII até os dias de hoje, para discutir a questão do acontecimento como algo que ultrapassa a compreensão humana. Goethe define a ‘novela’ como um ‘acontecimento inaudito’ (unerhörte Begebenheit). Na famosa ‘novela’ de Thomas Mann (1875-1955), A Morte em Veneza, o acontecimento surge na figura do jovem Tadzio. Sua beleza incomum, relacionada por Gustav von Aschenbach a motivos míticos, não apenas desperta a paixão do escritor pelo rapaz, mas o leva a reconhecer em si mesmo a tensão entre o desejo do caos e o desejo da forma. O acontecimento, na forma da beleza ambígua de Tadzio, o conduz assim tanto ao conhecimento de si quanto à ruína, e permite uma reflexão sobre as relações entre beleza e conhecimentoem Thomas Mann.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







6.png)






