<b>Objetos da percepção e objetos para a percepção. Dos conceitos estéticos à teoria da imagem
Resumo
Que conceito de ‘imagem’ emerge da evolução semântica dos principais princípios estéticos que se inscreveram no pensamento ocidental? Tal é a pergunta-chave que anima o corpo analítico deste texto. Para sustentar, teoricamente, uma resposta a esta questão, é aqui introduzida a distinção seminal entre ‘objetos da percepção e objetos para a percepção’, que nos permitirá analisar e compreender o modo como as formas imagéticas artísticas expõem e transpõem os regimes estéticos.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.