A CONSTRUÇÃO DE MODELOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE SEU DESENVOLVIMENTO

  • Rosemary Rodrigues de Oliveira Mestre em educação para ciência - ensino de ciências FS - UNESP Bauru
  • Mara Alice Fernandes de Abreu Professora assistente doutora do departamento de Educação do programa de pós-graduação em educação para a ciência - ensino de ciências FS - UNESP Bauru

Abstract

Com base no ensino de Ciências que se propõe a ser construtivista e de acordo com a recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais que sugerem a abordagem de textos de forma integradora, relacionando as estruturas e seu funcionamento nos processos vitais e, ainda, considerando-se que nos livros-texto, como na maioria do material utilizado como recurso didático, não se dispõe da visão tridimensional das estruturas a serem estudadas, foi desenvolvida uma proposta de ensino que se utilizou de atividades de construção de modelos anatômicos pelos próprios alunos, transcorridos dentro de uma oficina de Ciências. Essa proposta objetivou a construção de conceitos estruturais corretos, o mais próximo da realidade, capazes de fundamentar a compreensão da anatomia funcional do corpo humano, propiciar a evolução do conhecimento a ser construído pelo aluno, levando-o a privilegiar sua ação, de modo a torna-lo mais autônomo e capaz de relacionar acontecimentos, percebendo semelhanças e diferenças e ainda, fornecer subsídios para os que desejam trabalhar utilizando estratégias alternativas embasadas nos preceitos construtivistas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Rosemary Rodrigues de Oliveira, Mestre em educação para ciência - ensino de ciências FS - UNESP Bauru
Mestre em educação para ciência - ensino de ciências FS - UNESP Bauru
Published
2013-03-11
How to Cite
1.
de Oliveira RR, de Abreu MAF. A CONSTRUÇÃO DE MODELOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE SEU DESENVOLVIMENTO. arqmudi [Internet]. 2013Mar.11 [cited 2025Sep.6];7(1):42-1. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20092
Section
Artigo Original em Educação Básica ou Superior