DEZ ANOS DE EXPERIÊNCIAS NO TRATAMENTO COM DIGITOPUNTURA, MASSAGEM TRADICIONAL E MANIPULAÇÃO EM CERVICALGIAS
Abstract
São agrupados os resultados obtidos em 10 anos de trabalho em resposta ao tratamento de pacientes portadores de espondiloartrose da coluna cervical, com o objetivo de obter um alívio rápido da dor e a reincorporação dos mesmos as suas atividades no menor tempo possível. Utilizou-se uma amostra de 600 pacientes, com sintoma predominante de dor, sendo programadas cinco sessões de tratamento com digitopuntura, massagem tradicional chinesa (TUINA), manipulações e exercícios, obtendo-se desaparecimento da dor e alta, após a segunda sessão 11,6% dos pacientes, 85% dos pacientes estavam assintomáticos após a quinta sessão. Estes resultados foram comparados com dois grupos de pacientes que já tinham sido submetidos às técnicas de (1) manipulação vertebral e (2) calor com tração cervical mecânica, nos quais a resposta foi mais demorada. Considerando que 98% dos pacientes tiveram eliminação da dor e alta, concluiu-se que a técnica aplicada teve resposta positiva.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
