DOENÇAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADAS AO PROFISSINAL DE ENSINO PROFESSOR
Abstract
A saúde dos trabalhadores é um campo da saúde coletiva que vem se tornando um grande problema de saúde pública para o país, e as relações entre as condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores vêm merecendo vários estudos. Dentre os diversos profissionais, o professor é um dos que aparecem com maior frequência, devido ao uso repetitivo e muitas vezes inadequado dos membros superiores. O que pode ocasionar lesões conhecidas comoDoenças Osteomusculares,que são um conjunto de lesões que podem ser causadas por diversos fatores, os mais comuns são as lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT). Os distúrbios LER/DORT, estão relacionados aos movimentos repetitivos, e diversos profissionais estão sujeitos ao desenvolvimento destas doenças. Devido à alta prevalência de sintomas osteomusculares em docentes, percebe-se a necessidade de analisar a prevalência destas doenças em professores. Este estudo foi realizado por meio de levantamento bibliográfico de produções científicas. O presente estudo ressalta vários casos destes distúrbios em docentes, enfatizando a alta prevalência de casos nos últimos anos de acordo com a literatura analisada. Desta maneira devemos ressaltar que mais estudos como este devem ser realizados, assim como o incentivo a programas de saúde preventiva, como a ginástica laboral no ambiente de trabalho.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
