ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DIDÁTICO PEDAGÓGICA DO ENSINO DE EMBRIOLOGIA HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

  • Josiane Medeiros de Mello Universidade Estadual de Maringá

Resumen

O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise das condições didático-pedagógicas do ensino de embriologia humana no Ensino Fundamental e Médio. A avaliação foi realizada por meio de coleta de dados obtidos após a aplicação de um questionário aos docentes de Ciências e Biologia, ministrantes de aulas no Ensino Fundamental e Médio, dos municípios de Cascavel, Medianeira e São Miguel do Iguaçu – PR, no ano de 2005. Os resultados obtidos no presente trabalho atestam que, na prática docente do Ensino Fundamental e Médio, raramente são aplicados técnicas e métodos alternativos para tornar mais efetivo o ensino de embriologia, apesar dos docentes conhecerem algumas metodologias disponíveis. Esta constatação é denunciada por fatores como a falta de acesso a materiais práticos a precariedade dos laboratórios das escolas e de seus equipamentos, entre outros, que impedem que as técnicas conhecidas pelos docentes sejam postas em prática; mesmo considerando que a maioria deles estão dispostos a aprender novos modelos metodológicos. Para amenizar essa carência de estratégia na prática pedagógica cotidiana do ensino de embriologia, sugere-se a utilização de material alternativo acessível, na tentativa de proporcionar aos docentes do ensino fundamental e médio uma melhoria na qualidade didático-pedagógica.

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Biografía del autor/a

Josiane Medeiros de Mello, Universidade Estadual de Maringá
Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá
Publicado
2013-03-04
Cómo citar
1.
Mello JM de. ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DIDÁTICO PEDAGÓGICA DO ENSINO DE EMBRIOLOGIA HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. arqmudi [Internet]. 4 de marzo de 2013 [citado 6 de septiembre de 2025];13(1/2/3):34-5. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20018
Sección
Artigo Original em Educação Básica ou Superior