VIAS DE SINALIZAÇÃO CELULAR ENVOLVIDAS NO CRESCIMENTO E MANUTENÇÃO DO MÚSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO
Resumen
O músculo estriado esquelético está envolvido com várias atividades, como locomoção, respiração e metabolismo energético. Para isso, uma rede de vias de sinalização interage durante a manutenção e integridade da massa muscular para garantir e evitar processos que resultem em anabolismo ou catabolismo excessivo. Mediante lesões musculares, esse tecido possui capacidade de regeneração pela ativação de células satélites, que desencadeiam uma cascata de sinalização molecular semelhante à observada na miogênese embrionária. Outros fatores, como os fatores de crescimento, os microRNAs e fatores epigenéticos também participam desse processo de regeneração e do crescimento muscular por hipertrofia. Estudos identificando os mecanismos de regulação e a interação das vias de sinalização do músculo estriado esquelético podem auxiliar no desenvolvimento de futuras terapias gênicas mediante condições patológicas.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
