Política Fiscal
Resumo
Análise do quarto trimestre de 2014 e fechamento do ano
RESUMO
As contas públicas no ano de 2014 tiveram uma piora significativa, quando comparada com os anos anteriores. A política do Governo de desonerações fiscais, implantada a partir de 2010, aliada à política de estímulo à economia fizeram com que as receitas do Governo Central crescessem em um ritmo menor do que as despesas do Governo Central. Isto resultou em um déficit primário do Governo Central em 0,3% do PIB. Para o setor Público o déficit primário foi de 0,59% do PIB. Estes resultados primários ficaram abaixo do estipulado pelo Orçamento de 2014 que previa um resultado primário do Governo Central em 2,15% do PIB e um resultado primário do Setor Público em 1,9%. Além da piora no resultado primário, vale destacar que houve aumento nas despesas com juros, o que levou a uma piora no resultado nominal. Como consequência, o endividamento publicou aumentou, levando a Dívida Líquida do Setor Público a 36,68% do PIB.
Palavras-Chave: Receitas do Governo Central; Despesas do Governo Central; Desonerações; Resultados Fiscais; Dívida Pública.
Downloads
Declaramos que os conteúdos apresentados nas análises são de nossa autoria e temos total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estamos cedendo os direitos autorais ao Departamento de Ciências Econômicas da UEM, para fins de divulgação científica em qualquer meio disponível para tal.