Política Fiscal
Resumo
Análise do primeiro trimestre de 2015
RESUMO
No primeiro trimestre de 2015 houve uma piora nas contas públicas brasileiras, apesar da tentativa do Governo para realizar um ajuste fiscal e melhorar o resultado primário. A tentativa de ampliar as receitas fiscais via aumento na tributação não surtiu os efeitos desejados, dado que as receitas primárias do Governo Central caíram 4,63% no primeiro trimestre de 2015 em relação ao primeiro trimestre de 2014. As desonerações fiscais permaneceram elevadas, alcançando R$31 bilhões no primeiro trimestre de 2015. Já as despesas do Governo Central tiveram uma sensível queda de 0,80% no primeiro trimestre de 2015 em relação ao primeiro trimestre de 2014. As despesas com juros se ampliaram significativamente, alcançando 14,14% do PIB em março de 2015. Este aumento nas despesas com juros levou a uma piora no resultado nominal e ao aumento no endividamento público.
Palavras-Chave: Receitas do Governo Central; Despesas do Governo Central; Desonerações; Resultados Fiscais; Dívida Pública.
Downloads
Declaramos que os conteúdos apresentados nas análises são de nossa autoria e temos total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estamos cedendo os direitos autorais ao Departamento de Ciências Econômicas da UEM, para fins de divulgação científica em qualquer meio disponível para tal.