1 Política Monetária: análises do ano de 2020
Resumo
Em 2020, ano em que o mundo foi assolado pela pandemia de COVID-19, o Brasil, que vinha há três anos apresentando crescimento pífio, sofreu uma forte queda na atividade econômica de 4,1%. Foi a maior redução desde o ano de 1990, quando o PIB caiu 4,3%. Nesse cenário, no que diz respeito à política monetária, o governo deu continuidade à estratégia de redução da meta para a taxa básica de juros da economia. A taxa Selic caiu 2,5 p.p. em 2020, fechando o ano em 2% a.a. Isso foi possível porque o a inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), estava sob controle. O índice acumulado em 12 meses em todo o período se manteve dentro dos limites estabelecidos pelo regime de metas de inflação e fechou o ano em 4,52%. A evolução das operações de crédito, tanto na modalidade de saldos como novos empréstimos (concessões), apresentou tendencia de elevação, impulsionada pelos programas emergenciais de apoio ao crédito, especialmente para as pequenas e médias empresas. As taxas de juros praticadas no mercado diminuíram substancialmente no 2º e 3º trimestres e, de modo geral, fecharam o ano de 2020 em níveis inferiores aos do final de 2019. Essas reduções foram favorecidas pela queda dos spreads bancários e da taxa de inadimplência. Os prazos médios das concessões ficaram estáveis ao longo de 2020. Destacou-se o aumento do endividamento e comprometimento da renda com os serviços da dívida.
Downloads
Referências
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Comunicados do Copom. 2021b. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/comunicadoscopom. Acesso em 25 jul. 2021.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Relatório de Economia Bancária. 2021c. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/publicacoes/relatorioeconomiabancaria. Acesso em 10 set. 2021.
IBGE. Índice Nacional de Preços ao Amplo. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 10 set. 2021.
Declaramos que os conteúdos apresentados nas análises são de nossa autoria e temos total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estamos cedendo os direitos autorais ao Departamento de Ciências Econômicas da UEM, para fins de divulgação científica em qualquer meio disponível para tal.